quarta-feira, 21 de março de 2012

A função pedagógica da arte na idade média


A fase histórica Idade Média perdurou de 476 (Queda do Império Romano do Ocidente) a 1453 (Tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos) e é uma das fases da nossa Linha do Tempo Histórica em que houve o resgate do esplendor e glória da Idade Antiga em sua cultura greco-romana.
No início da Idade Média, o Feudalismo estava sendo formado. O Feudalismo foi um sistema econômico, social, político e cultural, característico da Europa durante a Idade Média. Ele era caracterizado pela inexistência da autoridade do rei e os senhores feudais eram autônomos em seus domínios, ou seja, o poder era descentralizado (localismo).



 Mas qual foi a função pedagógica da arte na Idade Média? O quê a arte ensinava, o quê ela transmitia naquela época? Naquela época, o status era medido pela quantidade de terras que a pessoa possuia. E a Igreja obtinha a maior parte das terras, aproximadamente 2/3. Ou seja, a Igreja nessa época era muito poderosa, e também muito influente. Por isso, a arte nessa época era usada para promover os pensamentos religiosos.



A Idade Média não foi composta somente pelo Feudalismo. Ocorrerram as Guerras Santas, a Crise Feudal, o reaquecimento do comércio, a formação dos burgos (cidades formadas devido ao reaquecimento do comércio), até a formação das monarquias nacionais. A Idade Média é chamada por muitos historiadores de “Idade das Trevas”. Isso porque a Igreja Católica detinha o monopólio do conhecimento, enquanto os leigos viviam na “escuridão do conhecimento”. A Igreja incentivou muito o ensino na Idade Média. Mas ela, obviamente, só incentivava a obtenção do conhecimento que a favorecesse. É aí que a arte se encaixa. Como havíamos dito antes, a arte serviu para divulgar a ideia religiosa da época. Foi incentivada a criação de quadros, músicas, poemas, esculturas, enfim, tudo que pudesse promover a Igreja Católica.

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